Se você ainda não sabe quais as vantagens de escolher mudas nativas para desenvolver um projeto de preservação ambiental, leia o texto que preparamos e descubra!
As queimadas recentes que atingiram biomas como a Amazônia e o Pantanal, a alta concentração de gases do efeito estufa, a extinção de diversas espécies da fauna e da flora brasileira, entre outras questões, mostram que é preciso agir o quanto antes para preservar os nossos recursos naturais e recuperar o que já foi degradado.
Uma maneira fácil e muito eficiente de colocar isso em prática é exatamente o plantio de mudas nativas, ou seja, o cultivo de plantas que se desenvolvem melhor na sua região. Continue a leitura.
Por que realizar plantios de mudas nativas?
O plantio de mudas nativas favorece todo o ecossistema. Para começar, elas se adaptam melhor ao solo e absorvem com mais facilidade a água da chuva. Por essa razão, não precisam ser regadas com tanta frequência.
Seus frutos e folhas servem de alimento e até mesmo abrigo às espécies de animais da região, que, por sua vez, lançam excrementos no solo — adubo natural que o fortalece a ciclagem de nutrientes.
Todo esse processo também traz melhorias ao clima local, já que quanto maior a concentração de plantas, melhor é o controle da temperatura. Assim, em regiões mais quentes, a temperatura será mais amena, e onde a temperatura é mais baixa, as plantas tornarão o clima mais agradável.
Vale lembrar, também, que o cultivo de mudas nativas reduz a concentração de poluentes do ar e protege o solo contra erosões.
Conheça algumas das mudas nativas utilizadas pela Getaf
A Getaf atua no mercado florestal há 11 anos, e, desde então, criou o Viveiro de Mudas Nativas, garantindo o fornecimento e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas do bioma Cerrado. Graças a esse projeto, já foram plantadas mais de 1 milhão de mudas em áreas antes degradadas. Veja abaixo algumas espécies que cultivamos:
Jatobá
Árvore típica do Cerrado, é também encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica, podendo chegar a até 40 m de altura.
Pequi
Utilizado para fazer pratos típicos da região, sua árvore possui folhas grandes e pode alcançar até 12 m de altura.
Buriti
Encontrada em vários pontos do território nacional, pode alcançar até 30 metros de altura. É uma espécie que se adapta melhor aos terrenos alagáveis e brejos, sendo muito comum nas veredas do Cerrado.
Viveiro de mudas nativas Getaf: conheça mais sobre ele
Localizado em Sobradinho (DF), o viveiro florestal da Getaf atende a instituições privadas, governamentais e ONGs com produção e fornecimento de mudas de espécies arbóreas, com objetivo de recuperar áreas degradadas e desenvolver projetos sustentáveis, que auxiliem na neutralização do carbono emitido na atmosfera.
O local possui uma capacidade produtiva de 600 mil mudas por ano, que compreendem saquinhos e tubetes distribuídos em 10.000 m2 de área, empregando colaboradores da comunidade local.
Tudo isso é feito em total conformidade com as normas ambientais e mediante registro nos órgãos competentes, como IBAMA, IBRAM (órgão ambiental do DF) e o RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas.
E então, você ainda tem alguma dúvida de que o plantio de mudas nativas é um bom negócio para sua empresa e para a sua comunidade? Quer fazer mais pelo meio ambiente tendo uma área recuperada com plantas nativas na sua empresa? Entre em contato com a gente e saiba como!