A recuperação ou implantação de novas áreas verdes é sempre bem-vinda. Quanto mais plantamos, melhor é a qualidade do solo e do ar, porém, fazer isso de forma manual pode levar muito tempo e ter um custo alto.
A boa notícia é que já existe uma técnica chamada hidrossemeadura, que otimiza esse processo e ajuda a revitalizar áreas em processo de recuperação, ou até mesmo acelerar o desenvolvimento de plantas em solos expostos.
Interessado em saber o que é a hidrossemeadura? Leia este artigo até o final, em que vamos explicar em detalhes esta técnica inovadora e que pode trazer vários benefícios ao meio ambiente!
O que é hidrossemeadura e para que ela serve?
A hidrossemeadura é uma técnica de bioengenharia de solo que consiste no jateamento de uma mistura de água e sementes de diversas espécies vegetais e outros componentes (gramíneas, leguminosas, adubos orgânicos, corretivos de solo, fibra de madeira e polímeros adesivos chamados de “mulch”).
A mistura de sementes é cuidadosamente selecionada, tendo em mente os objetivos do projeto e as características de cada área.
Depois, ela é jateada em um solo já preparado para que as sementes germinem de forma adequada, revegetando e restaurando áreas de solos expostos.
Como é realizado esse processo?
Os insumos são inseridos em tanques com misturadores e aplicados no solo por meio de jatos de alta pressão, garantindo mais eficiência e eficácia ao processo. Após finalizar esse processo de jateamento, as áreas são periodicamente monitoradas a fim de acompanhar a germinação e desenvolvimento das plântulas..
Quais são os benefícios da hidrossemeadura?
Conforme já mencionamos, o objetivo principal da hidrossemeadura é potencializar e otimizar o processo de revegetação e cobertura de solos expostos, evitando processos erosivos e lixiviação de nutrientes.
Outra funcionalidade da hidrossemeadura é simplesmente deixar um ambiente mais agradável com a presença de vegetação, como a transformação de um espaço árido em um jardim.
Meu terreno é ideal para a hidrossemeadura?
A hidrossemeadura é mais indicada para:
- Taludes (declives);
- Áreas com pouca cobertura de vegetação;
- Superfícies muito secas, com maior propensão a erosões;
- Projetos de revitalização florestal ou paisagismo;
Conheça os projetos da Getaf em hidrossemeadura
Como vimos, a hidrossemeadura pode ser aplicada em diferentes tipos de solo e para alcançar diferentes objetivos relacionados à gestão ambiental.
Portanto, da mesma forma que ela pode ser realizada em caráter preventivo, evitando erosões e outros danos ambientais, é possível dar uma cara nova a locais que necessitam de revitalização, garantindo uma maior qualidade de vida às pessoas que vivem em seu entorno.
A Getaf possui uma vasta experiência no desenvolvimento e na execução de planos de recuperação de áreas degradadas, onde a extração indevida é capaz de provocar danos ambientais quase irreversíveis, afetando a vida de toda a população.
Com a combinação de técnicas de bioengenharia e geotecnia (estudo e aprimoramento de solo), é possível elaborar um projeto completo de recuperação dessas áreas, o que envolve terraplanagem, técnicas de corte e aterro, implantação de drenagem de águas pluviais, revegetação dos taludes com hidrossemeadura, aplicação de biomantas e retentores de sedimentos (bermalongas), construção de bacias de contenção, além do reflorestamento da área com mudas nativas do Cerrado, tal como foi feito na Comunidade Rua do Mato, em Fercal – DF.
Entendeu como funciona o processo de hidrossemeadura? Para saber mais sobre o assunto e conhecer outros projetos desenvolvidos pela Getaf, clique aqui.