As transformações vivenciadas ao longo dos anos, com a industrialização acelerada e os maus hábitos de consumo, trouxeram consequências graves para a natureza. Entre elas estão a extração inadequada e o desmatamento de florestas.
Por isso, é preciso saber como utilizar os nossos recursos naturais da melhor maneira possível, começando por ter um manejo florestal sustentável. Somente assim será possível garantir que as nossas florestas estejam disponíveis para as próximas gerações.
Você já pensou em contratar um serviço de gestão florestal para sua empresa? Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre essa atividade, e por que ela é tão importante!
O que é gestão florestal?
A gestão florestal tem como objetivo o uso consciente de matérias-primas oriundas de florestas, com produção ou extração realizada de forma planejada e responsável, com previsão dos danos ambientais e de toda mitigação e recuperação a ser realizada, tanto para as empresas quanto para sociedade.
Ela consiste em avaliar o tipo de solo, as condições climáticas, a capacidade produtiva, seleção das espécies mais adequadas para cada localidade, as técnicas para tornar a colheita, extração e o transporte mais eficientes, viabilidade econômica e social, entre outros fatores.
O escopo também abrange a revisão das práticas de manejo florestal, para que a empresa possa exercer suas atividades regularmente.
Qual a importância de uma gestão florestal bem feita?
Além de garantir a qualidade da produção, da colheita ou da extração, a gestão florestal assegura que sua empresa siga todos os procedimentos legais e éticos dentro da sua atividade, diminuindo muito os riscos de sofrer penalidades dos órgãos ambientais e causar impactos irreversíveis à sociedade.
É preciso salientar, também, que os prejuízos ao atuar em florestas sem ter uma assessoria adequada podem ir muito além do financeiro, já que qualquer ação irregular causará danos irreversíveis na reputação da sua empresa. É o que ocorre ao realizar uma extração ilegal de madeira, por exemplo.
A gestão florestal, quando feita de maneira correta, evita que problemas como esse aconteçam, visando uma melhoria contínua dos processos. Com ela, você terá um processo padronizado e dinâmico, utilizando ferramentas de alta tecnologia e tendo à sua disposição relatórios periódicos para controlar e avaliar os resultados, o que trará ganhos significativos de produtividade, qualidade e, também, redução de erros.
Quais são os principais diferenciais do trabalho de gestão florestal da Getaf?
Se você leu até aqui, certamente é porque já entendeu a importância da gestão florestal e que ela deve fazer parte do planejamento estratégico da sua empresa, não é mesmo?
Mas como é que a Getaf pode ajudá-lo nesse sentido? Um projeto completo de gestão florestal envolve diversas etapas e processos, e nossos serviços cobrem todos eles, entregando projetos no formato Turnkey (chave na mão), ou seja, a GETAF lhe assessora do início ao fim do projeto, em todas as etapas da cadeia.
Dentre alguns serviços oferecidos na gestão florestal, destacam-se a elaboração de inventários florestais (nativas ou plantadas), Plano de Supressão Vegetal – ASV ( elaboração e execução), roçagem em linhas de transmissão — que consiste na limpeza e retirada de vegetação —, otimização de colheita e transporte florestal, além de levantamentos de dados com utilização de Sistema de Informações Geográficas (SIG), capaz de armazenar e integrar os dados sobre as florestas.
Fica muito claro que fazer a gestão de florestas é uma atividade realmente necessária, mas muito complexa, visto que há normas que precisam ser rigorosamente respeitadas, portanto, não vale a pena correr nenhum risco.
A Getaf possui uma equipe completa de profissionais preparados para atuar desde o planejamento até a execução do seu projeto. Fale conosco para fazer um mapeamento das necessidades da sua empresa e siga nossas redes, estamos sempre postando conteúdos de qualidade!