PROJETOS
Fazenda Agreste – Cristalina/GO
Plantio Florestal e PRAD
Problema
Áreas de Preservação Permanente – APP (9), próximas à área de mata ciliar, sendo algumas caracterizadas pela presença de capim em toda a extensão, provocando mato-competição e solo compactado em decorrência da presença de maquinário e animais de pastejo. Em outras áreas foi observado leitos de córregos secos, que por sua vez resultaram em escassez hídrica na fazenda.
Solução
Após a vistoria e caminhamento em todas as nove (9) APP’s, foi sugerido o plantio de vinte e duas mil e quatrocentas (22.400) mudas nativas do bioma Cerrado, sendo selecionadas espécies das fitofisionomias florestais e savânicas com ótima adaptação ao clima e ao local do plantio. O intuito era a recuperação e enriquecimento da área, a fim de conter processos erosivos, preservar os recursos hídricos através da recuperação de nascentes e áreas adjacentes às matas ciliares, bem como preservar a biodiversidade da fauna e da flora no local.
Resultado
Adaptação satisfatória das mudas ao local de plantio, com bom desenvolvimento foliar e radicular, em que muitas espécies apresentaram dispersão de sementes, garantindo, por sua vez, a sucessão ecológica natural para a área de interesse.
Observa-se que há água minando do interior do plantio, mostrando o sucesso da recuperação das nascentes. Além disso, o enraizamento das mudas contribui com a cobertura do solo exposto e contenção de processos erosivos.