Cerca de 500 milhões de hectares do Brasil são cobertos por florestas, segundo dados obtidos pelo Serviço Florestal Brasileiro. São elas que garantem a sobrevivência humana, animal e vegetal através da produção de oxigênio a partir do dióxido de carbono.
Além disso, as florestas são fontes de recursos naturais e renováveis, captam água da chuva, protegem o solo contra erosões, dentre outras funções. E, apesar da consciência de sua importância, infelizmente o desmatamento ainda é uma realidade.
Em oposição ao desmatamento, temos o que chamamos de manejo florestal sustentável, uma prática que administra a floresta para benefícios econômicos e que respeita a existência das florestas. Quer entender como esse processo funciona? Continue a leitura.
O que é manejo florestal sustentável?
De acordo com a Lei Federal n. 11.284/2006, manejo florestal sustentável é a “administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal”.
De maneira simples, o Manejo Florestal Sustentável consiste em usar os recursos das florestas para obter benefícios por meio de métodos e equipamentos que não prejudiquem o meio ambiente ou que os impactos gerados sejam mínimos.
Os benefícios dessa atividade são econômicos, ambientais e sociais, sempre mantendo a diversidade e sustentabilidade como prioridades.
Algumas condutas e especificações para realizar essa operação são estabelecidas no Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Com essa atividade bem executada, aumentamos a possibilidade de seguir aproveitando os recursos naturais e preservando-os para as gerações futuras. Isso sem falar nas vantagens econômicas que ele proporciona a proprietários rurais e investidores.
Como funciona e qual sua relevância?
O Plano de Manejo Florestal Sustentável é um documento técnico que, basicamente, define como será feita a exploração da floresta.
Essencialmente contém informações como:
- Estado da floresta que será manejada
- Tipo de vegetação predominante
- Titularidade da floresta
- Quem serão os responsáveis técnicos
- Quais são os objetivos do manejo
- Justificativa técnica
- Justificativa econômica
- Informações técnicas sobre a propriedade e descrição do ambiente
- Descrição dos recursos florestais, entre outras.
O Serviço Florestal Brasileiro define três princípios fundamentais para um bom manejo, são eles:
– Ecologicamente correto;
– Economicamente viável;
– E socialmente justo.
Assim, essa atividade é extremamente importante e traz muitos benefícios não só ecológicos, mas para a população em geral. A seguir separamos três deles.
3 benefícios do manejo florestal
Como vimos, o objetivo principal do Manejo Florestal Sustentável é manter a floresta e, para isso, utiliza-se de técnicas exploratórias menos agressivas. Quando bem executado, o manejo pode trazer benefícios como:
- Reduzir o desmatamento
A exploração florestal é previamente selecionada, com o uso de práticas que não danifiquem a biodiversidade presente, mantendo os mecanismos de estruturação e sustentação.
- Trazer ganhos econômicos
Os ganhos econômicos do MFS excedem os custos, pois há uma maior produtividade no trabalho e também redução dos desperdícios. Além disso, traz uma melhor reputação no mercado para as empresas que utilizam deste mecanismo.
- Promover a sustentabilidade
Esse processo promove o equilíbrio ecológico, mantém a biodiversidade, garante a manutenção do ciclo hidrológico, possibilita a retenção de carbono etc.
Se você se preocupa com uma gestão eficiente e responsável dos recursos florestais, fale com a Getaf!
Podemos te auxiliar na elaboração e implantação do Plano de Manejo Florestal Sustentável, além de outros projetos que garantem a adequação da sua produção e da gestão das florestas.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, estamos sempre trazendo conteúdos relevantes para você e sua empresa.