Saiba tudo a respeito de um Plano de Recuperação de Áreas degradadas em nosso artigo!
As práticas comerciais e industriais ao longo de toda a história provocaram grandes mudanças nas paisagens naturais e perdas de serviços ecossistêmicos em todo o mundo.
Em outras palavras, a degradação ambiental provocada pelo homem tem fomentado a perda constante da biodiversidade e o desequilíbrio ambiental.
O relatório global Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health lançado pela CDB em parceria com a OMS apontou que a degradação ambiental já provocou a perda de mais de 80% da vegetação herbácea.
Além disso, 90% de todas as áreas úmidas e dos estoques de peixes de maior porte no mundo também foram perdidos em decorrência da degradação do meio ambiente.
A diminuição dos recursos naturais e a desarmonia dos ecossistemas globais representam um forte risco à saúde humana e ao equilíbrio das relações econômicas em todo o globo.
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, também conhecido como PRAD, é uma iniciativa fundamental para mitigar os impactos ambientais provocados por atividades que degradam o meio ambiente.
Dessa forma, o PRAD tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio dinâmico de áreas degradadas a fim de promover condições favoráveis à regeneração e ao desenvolvimento natural do ecossistema local.
Quer conhecer mais sobre o processo de recuperação de áreas degradadas e qual o seu valor para o meio ambiente?
Convido você a continuar a leitura com a gente para descobrir.
O que são áreas degradadas?
As áreas degradadas são áreas que sofreram alguma interferência, seja ela natural ou antrópica, tendo sua integridade paisagística e ecológica alterada, acarretando desequilíbrio em todo o ecossistema local.
Uma área degradada é toda aquela que após sofrer um forte impacto perdeu a sua capacidade de retornar naturalmente ao estado original ou a um equilíbrio dinâmico, ou seja, perdeu sua resiliência (IBAMA, 1990).
Dessa forma, se faz necessário a intervenção humana para promover o desenvolvimento de planos e ações estratégicas para estimular a restauração do seu sistema ecológico primário.
O que é e como funciona um plano de recuperação de áreas degradadas?
O plano de recuperação de áreas degradadas é um estudo ambiental detalhado inerente ao processo de licenciamento de atividades danosas ou passíveis de dano ao meio ambiente.
Em outras palavras, o PRAD deverá reunir informações, diagnósticos, levantamentos e análises que permitam a avaliação completa da intervenção ou alteração ambiental em decorrência da atividade degradadora.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, toda atividade que produza danos ambientais deve arcar com as medidas de mitigação dos impactos e de recuperação ambiental.
Além disso, de acordo com a Instrução Normativa do IBAMA n. 04/2011, o plano de recuperação de áreas degradadas também deve contemplar as respectivas medidas adequadas à recuperação da área.
Do ponto de vista técnico, o plano de restauração de áreas degradadas apresenta um conjunto de critérios que garantem à área degradada as condições necessárias de restauração e equilíbrio ambiental, de acordo com as características dos ecossistemas locais.
O PRAD deve considerar os aspectos ambientais, estéticos e sociais, de acordo com a destinação futura que se pretende dar à área.
Dessa forma, a escolha do método de restauração de áreas degradadas deve ser definido conforme as características bióticas e abióticas da área.
Ou seja, a partir do conhecimento prévio sobre os impactos causados bem como avaliação da capacidade de resiliência da vegetação e possibilidades de sucessão secundária, é possível garantir maior assertividade na escolha do PRAD.
As medidas sugeridas no PRAD devem estar devidamente alinhadas às normativas e legislação brasileira.
Essas diretrizes são definidas pelos órgãos ambientais competentes e outros órgãos responsáveis pelo controle ambiental, como o IBAMA, por exemplo.
Como a Getaf pode ajudar a recuperar essas áreas?
Para garantir sucesso ao plano de recuperação de áreas degradadas e cumprimento da legislação ambiental, você precisa contar com profissionais qualificados e experientes.
Além disso, esses profissionais precisam fazer parte de uma empresa especializada e referência, quando o assunto é desenvolvimento personalizado de PRAD.
A GETAF é uma empresa que está há mais de dez anos no mercado, atuando desde a concepção de projetos florestais até a implantação e gestão de florestas, garantindo segurança, excelência e expertise ao longo de todo o processo.
Nossa empresa possui uma equipe multidisciplinar capaz de assegurar qualidade e assertividade na elaboração e desenvolvimento do seu plano de restauração de áreas degradadas.
Além disso, contamos também com toda a estrutura de maquinários pesados, colaboradores devidamente treinados e com as NR’s (Normas Regulamentadoras) fundamentais à execução de cada etapa do seu projeto.
Não perca mais tempo! Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nossos resultados de sucesso.