O que é ILPF?
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a integração lavoura pecuária e floresta (ILPF) “6é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se da utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área”.
Através dela é possível, em termos práticos, recuperar áreas de pastagens degradadas, melhorando, por exemplo, a fertilidade do solo e potencializando o seu uso.
A seguir, vamos entender melhor sobre como funciona essa estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, principalmente porque une ganhos econômicos com sustentabilidade, em um sistema em que todos os participantes do processo são beneficiados.
Vamos entender melhor como funciona esse modelo de integração lavoura pecuária e floresta a seguir.
No plantio consorciado as atividades são realizadas de forma simultânea em um único espaço. Ou seja, duas ou mais espécies agrícolas ocupam uma mesma área de maneira consorciada.
Já a estratégia de sucessão ocorre quando as espécies são cultivadas em sequência na mesma área, cada uma delas em um determinado período, por exemplo: um ano.
Diferentemente do sistema de sucessão, o método de rotação alterna as espécies cultivadas em sequência. À medida em que um cultivar é finalizado, outro tipo toma seu lugar.
O principal objetivo da integração lavoura pecuária e floresta é otimizar o uso da terra, diversificando a produção, minimizando o uso de agroquímicos, e reduzindo os impactos causados ao meio ambiente.
Quais são os principais benefícios para o proprietário rural e para o meio ambiente?
A integração lavoura pecuária e floresta é capaz de proporcionar diversos benefícios, pois além de garantir mais qualidade na produção vegetal e animal, ainda impacta nas questões ambientais e econômicas.
No que diz respeito aos benefícios ambientais e sociais, podemos citar as seguintes vantagens abaixo:
- Redução da degradação do solo e dos impactos ambientais;
- Geração de empregos indiretos ou diretos;
- A adição de árvores na integração pode gerar mais rentabilidade na propriedade e diminuir gastos devido às doenças relacionadas ao estresse dos animais;
- Redução de uso de agrotóxicos;
- A preocupação ambiental, cada vez mais, adequa-se ao mercado e interesses dos produtores e dos consumidores;
- Quebra do ciclo da monocultura, com menores índices de doenças e pragas;
- Aumento da estabilidade de renda do produtor;
- Maior ciclagem de nutrientes no solo;
- Aumento da eficácia no uso de insumos;
- Contribuição na renda do país etc.
Já em relação aos benefícios econômicos para o proprietário rural, temos:
- Aumento da renda, uma vez que possibilita a diversidade de atividades e redução dos custos de produção;
- Redução dos riscos de mercado;
- Aumento na produtividade;
- Aumento da competitividade, devido à maior qualidade dos produtos;
- Redução dos riscos operacionais etc.
Nesse contexto, vimos que os sistemas integrados de lavoura pecuária e floresta oferecem benefícios reais para a solução de diversos problemas enfrentados por muitos produtores rurais.
Para a adoção da melhor estratégia de ILPF são necessários variados estudos na propriedade e, além disso, o produtor precisa de capacitação e de assessoria especializada para dar andamento de forma correta no empreendimento.
Como a Getaf pode ajudar sua propriedade com essa integração?
A Getaf oferece serviços completos na área de gestão florestal e, entre eles, contribuímos com a elaboração e implantação de projetos de integração lavoura pecuária e floresta.
Com vasta expertise no mercado, nós contamos com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais treinados e capacitados para garantir a eficiência e a segurança de todos os nossos projetos.
Fale conosco e descubra como podemos ajudá-lo! Também não deixe de seguir a Getaf nas redes sociais, estamos sempre trazendo conteúdos relevantes para você em nossos canais.