Sabemos que para garantir a nossa qualidade de vida e a de gerações futuras precisamos adotar algumas medidas e mudar alguns hábitos. Entre as medidas que podem fazer a diferença está o plantio de mudas nativas.
Vários são os benefícios dos indivíduos arbóreos para os demais seres vivos, dentre eles: redução da temperatura do ambiente, redução de processos erosivos devido às suas raízes que auxiliam na sustentação do solo, contribuem com o regime de chuvas a partir da evapotranspiração, melhoram a qualidade do ar através da fotossíntese (absorvem CO2 e liberam O2), entre outros.
Além de favorecer todo o ecossistema, o plantio de mudas nativas contribui no processo de licenciamento ambiental, em que a compensação ambiental é exigida para reduzir impactos decorrentes de diversas atividades empresariais.
Como funciona e quais os principais usos do plantio de mudas nativas?
Como citamos, o plantio de mudas nativas favorecem, e muito, o nosso meio ambiente e, para escolher a melhor espécie para plantação, fatores como local, manutenção, adubos necessários, área que a espécie ocupará etc., devem ser considerados.
O Brasil possui muitas áreas degradadas que não geram benefícios econômicos e também não exercem seu papel ecológico. Através da restauração com plantas nativas adaptadas à região de interesse é possível proteger o solo, melhorar a qualidade de vida dos seres vivos e garantir um manejo seguro e consciente.
O plantio de mudas nativas pode ser utilizado para projetos sustentáveis, compensações florestais, recuperação de áreas degradadas, reparação pelo corte de árvores nativas, entre outros usos.
E o plantio comercial, como funciona e para o que é usado?
Já o plantio comercial diz respeito às plantações que geram renda para o produtor. Hoje em dia é uma ação importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país.
O Código Florestal Brasileiro determina que todas as indústrias que utilizem matéria-prima florestal, são obrigadas a reflorestar o equivalente. Além disso, são instituídas regras sobre lugares e formas que a vegetação nativa pode ser explorada. Sendo assim, proprietários que desejam fazer uso do plantio comercial devem seguir todas as instruções da legislação.
Para ter sucesso nesse tipo de atividade é necessário um bom planejamento, investimento na qualidade da terra, estudo de mercado, investimento em tecnologia e parcerias estratégicas.
Também é importante contar com o suporte de profissionais para auxiliar no processo, garantindo o cumprimento da legislação citada acima.
São vários os possíveis usos do plantio comercial, a depender da matéria-prima que se deseja extrair, como por exemplo: o plantio de eucalipto pode ter como finalidade de produção a extração de celulose, laminação, energia etc.
Como é o viveiro de mudas nativas da Getaf?
A Getaf conta com um viveiro de mudas nativas desde 2010, com uma capacidade produtiva de 600 mil mudas por ano e uma área coberta por sombrites de aproximadamente 4000m² e em pleno sol de 6000m².
Atendemos instituições privadas, governamentais e ONGs que atuam nos mais diversos mercados, contamos com tecnologia avançada, equipamentos eficientes e colaboradores capacitados. Além de contarmos com o viveiro florestal para agregar valor aos serviços de nossos clientes, oferecemos os serviços de plantio e manutenção.
Se você procura por uma empresa que tem a responsabilidade socioambiental como um de seus valores, entre em contato conosco e conheça todos os serviços que podemos oferecer para o seu negócio.