Sediada em Brasília, no Distrito Federal, a Getaf (Gestão de Ativos Ambientais e Florestais) é uma empresa com sólida atuação nacional em gestão e assessoria. O Viveiro Florestal da Getaf foi criado em 2010 na cidade de Sobradinho-DF e tem como foco a produção de mudas de espécies arbóreas nativas do Cerrado.
Com capacidade de produção de 600 mil mudas por ano, ele atende instituições privadas, órgãos governamentais e ONGs através da produção, fornecimento e plantio de mudas de árvores, atuando, dessa forma, no mercado de compensação florestal e de recuperação de áreas degradadas tão necessárias para a sustentabilidade do meio ambiente.
Como funciona o viveiro florestal da Getaf
A produção do viveiro florestal é dividida entre saquinhos e tubetes distribuídos em 10 mil m² de área total, sendo um espaço de 4 mil m² coberto por sombrites e outro de 6 mil m² de pleno sol, incluindo as sementeiras. O viveiro emprega colaboradores da comunidade local e opera com engenheiros florestais, técnicos e profissionais de serviços gerais.
A coleta das sementes é realizada diretamente pelos colaboradores da Getaf, sempre respeitando as técnicas adequadas, utilizando equipamentos corretos e com acompanhamento de um técnico em todas as atividades. Todas as matrizes são georreferenciadas e catalogadas no banco de dados da empresa, permitindo assim um controle efetivo e eficiente.
O viveiro está registrado no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas) e a Getaf encontra-se devidamente cadastrada no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Ibram (órgão ambiental do DF).
Quais os tipos de mudas cultivadas neste viveiro?
O viveiro da Getaf se concentra na produção de espécies arbóreas nativas do bioma Cerrado. Entre elas, é possível citar o jatobá, o pequi, os ipês, o buriti, a barriguda e o angico. Quer saber mais a respeito das espécies cultivadas pela Getaf? É só entrar em contato conosco!
Como este viveiro tem beneficiado o meio ambiente?
Desde que iniciou seus trabalhos a Getaf atua no mercado de compensação florestal através do fornecimento e do plantio de mudas. Ao longo de 11 anos a empresa forneceu e plantou mais de 1 milhão de mudas nativas em contratos diretos ou coordenados por seus sócios.
As compensações ambientais e florestais são ferramentas integrantes do processo de licenciamento e funcionam como uma contrapartida pelos significativos impactos ambientais causados ao ecossistema quando da implantação de um empreendimento ou pela supressão de indivíduos arbóreos.
Elas estão legalmente embasadas na Lei Complementar 827/2010, que criou o Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC), Instrução n. 076/2010 do Ibram e nos Decretos Distritais n. 14.783/1993 e 23.585/2003, que dispõem sobre o tombamento de espécies arbóreo-arbustivas e a forma de compensação nos casos em que a supressão se mostra inevitável (mais informações em www.ibram.df.gov.br).
Através da aplicação das tecnologias apropriadas, do emprego de equipamentos corretos e do constante treinamento de seus colaboradores, a Getaf se destaca neste setor no Distrito Federal e entorno, além de também atender outros estados brasileiros, atuando sempre com responsabilidades socioambiental e trabalhista, sustentada pelos valores em que acredita e com foco na segurança e bem-estar dos profissionais envolvidos.